PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Templo-Sede: Av. Coelho Neto, 2216 - Paraíso - Santana-Amapá
Telefones: (96) 9114-3245 e 8135-8022
site: www.assembleiadedeusmadureira-santana.blogspot.com
email: admadureira.santana@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO:
Domingo > Escola Bíblica Dinâmica às 08:00h
Culto evangelístico e de louvor às 19:30h
Terça-Feira > Culto de oração e ensino às 19:30h
Quinta-Feira > Culto da família às 19:30h
Sábado >Projeto de Evangelização com a Mocidade 07:30-19:30h

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A BÍBLIA TEM SEMPRE RAZÃO - PARTE 1

 

 

 

VOCÊ ESTÁ "GANHANDO PONTOS" COM DEUS?

No Velho Testamento lemos através dos profetas menores a história de como a nação de Israel vinha se comportando mal perante os olhos de Deus, e também que em paralelo a isto Deus fazia alerta ao povo para mudarem de comportamento, e que caso não o fizessem eles passaria por uma grande tribulação.

Como já conhecemos a história, Israel não se preocupou com os conselhos de Deus, e como conseqüência desta rebeldia Deus permitiu que a nação da Assíria invadisse a Israel e a tornasse em nação escrava de uma nação pagã.

Para piorar ainda mais este cenário, Deus avisou o povo de que este ainda não seria o pior castigo por sua desobediência. Ainda estava programado pelos planos de Deus que a antiga nação da Babilônia deveria guerrear contra a Assíria e a fazer esta nação escrava da Babilônia, o que por conseqüência faria com que Israel também fosse escravizado pela Babilônia. E isto de fato aconteceu.

Após o período da guerra entre Babilônia e Assíria a nação de Israel, além de ter se tornado uma nação escrava dos babilônios, foram arrancados de sua terra natal e foram levados para viver na Babilônia.

Muitos israelitas morreram nesta segunda guerra. O templo erguido por Salomão foi destruído. Os israelitas não podiam mais voltar para sua terra, a mesma terra que Deus lhe dara no passado. A tribulação de Israel apenas havia começado, e neste caminho de sofrimentos os israelitas sofreram por 70 anos.

Os israelitas vendo que não tinham mais escapatória resolveram clamar a Deus por misericórdia. E para demonstrar seu estado de tristeza, angústia e arrependimento, eles adotaram um processo de jejuns, choro, lamentações e luto, isto o fazendo em dois meses distintos a cada ano. No mês cinco os israelitas faziam o processo de jejuns para lembrar que neste mesmo mês os babilônios destruíram o templo erguido por Salomão. No mês sete os israelitas voltavam a fazer o processo de jejuns para lembrar a morte de seu governador Gedalias, homem que era temente a Deus e que fora neste mesmo mês. E assim este processo de jejuns, luto, arrependimento, lametanções durou cerca de 70 anos. E por 70 anos os israelitas buscavam de Deus o perdão, de não serem mais escravos e o direito de voltar para a terra natal Israel.

Passados 70 anos Deus novamente agiu conforme seus planos e colocou a nação da Pérsia para guerrear contra a Babilônia. A nação da Pérsia ganhou a guerra, tornou os babilônios em seus escravos e por plano divino, Ciro até então rei da Pérsia, libertou os israelitas de seu castigo de viver na Babilônia e concedeu que estes voltassem para Israel, e para a sua capital Jerusalém, para reerguer a cidade e reconstruir o templo. E assim isto aconteceu.

Após dois anos em que o povo israelita tinha voltado para sua nação, o templo já havia sido reconstruído, não era exatamente o templo em que Salomão havia desenhado. Era um templo menor e sem a ostentação que tinha o primeiro templo. E neste mesmo tempo, o profeta mais conhecido na época era Zacarias.

Neste mesmo tempo, após os dois anos da reconstrução do templo, alguns dos líderes de Israel (Sarezer e Régen-Meleque) levantaram um questionamento entre eles e o povo: será que o processo de jejuns, originado na Babilônia, ainda precisava ser seguido, visto que eles já estavam libertos e estavam em sua terra natal?

Estes líderes, uma vez com esta dúvida nas mãos resolveram fazer duas coisas: primeiramente ir até o templo para orar e suplicar pela ajuda de Deus para tratar esta questão e em seguida procurar pelo profeta Zacarias para que avaliasse o caso. E assim estes o fizeram. Leiamos, portanto a ZACARIAS 7:1-3, que diz:

“... ACONTECEU, no quarto ano do rei Dario, que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, que é Quisleu. Quando o povo enviou Sarezer e Régen-Meleque, e os seus homens, à casa de Deus, para suplicarem o favor do SENHOR, E para dizerem aos sacerdotes, que estavam na casa do SENHOR dos Exércitos, e aos profetas: Chorarei eu no quinto mês, fazendo abstinência, como tenho feito por tantos anos?...”

O primeiro ponto que nos chama a atenção é a de líderes aparentemente preocupados em como devemos servir a Deus. Imagine a revolução em todo este planeta se todos os líderes estivessem de fato preocupados saber de Deus quais são suas vontades? Teríamos um mundo transformado pelo desejo de servir sempre a Deus.

Quantos de nós conhecemos pessoas que antes de tomar qualquer ação ou iniciativa de fato param para consultar a Deus para ver ser este ou aquele é o melhor caminho, o melhor jeito? Por vezes passamos o dia inteiro envolvidos em nossos trabalhos, fazendo coisas, tomando decisões, e Deus passa despercebido pelas nossas mentes. E quando nos damos conta, fizemos algo que não deu um resultado desejado, e que poderia ter sido diferente se Deus tivesse sido consultado. Em FILIPENSES 4:6 lemos sobre o alerta de que é mais importante sempre consultar e suplicar a Deus os nossos desejos e ações, para que não venhamos a ficar inquietos:

“... Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”

Após os líderes (Sarezer e Régen-Meleque) terem suplicado a Deus, estes foram procurar por Zacarias para saber então qual era a vontade de Deus. Sobre isto lemos em ZACARIAS 7:4-7,

“... Então a palavra do SENHOR dos Exércitos veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes? Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes? Não foram estas as palavras que o SENHOR pregou pelo ministério dos primeiros profetas, quando Jerusalém estava habitada e em paz, com as suas cidades ao redor dela, e o sul e a campina eram habitados?”

No início os líderes tinham uma boa expectativa quanto à resposta que esperavam, ou seja, foram ao templo orar e a suplicar a Deus, e saíram de lá com o sentimento de que “tinham cumprido o dever”, qual dever? O dever de ter jejuado por 70 anos duas vezes por mês a cada ano. E esperava de Zacarias algum tipo de aprovação, ou seja, “OK, vocês atuaram bem nestes últimos 70 anos, fazendo jejuns para Deus, e deus ficou contente com isto”. Mas ao contrário disto, tomaram um banho de água fria! No verso cinco Deus questiona “... quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?”

Uma nação inteira estava convicta de que estavam fazendo a vontade de Deus nos últimos 70 anos, fazendo jejuns duas vezes por mês, a cada ano. Achavam que estavam agradando a Deus e que estariam “ganhando pontos com Deus”, mas estavam errados. Errados por 70 anos!

Estes processos de jejuns haviam se tornado uma forma vazia de adoração, assim como também acontecia na igreja de Sardes, a qual podemos ler em APOCALIPSE 3:1 “... Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.”


Para os judeus quanto para os israelitas, os cultos passaram a ser resumidos e condicionados a mero formalismo e seriedade religiosa.

Porque eu e você vamos à igreja regularmente? Já escutei todo o tipo de resposta tais como: “vou para meus pais não brigarem comigo”, ou “vou para o pastor ver que eu fui”, ou ainda “vou para ver ser consigo algo melhor na vida”.

O mesmo problema ocorrido na época de Zacarias é o mesmo problema que ocorre hoje, e que infelizmente continuará a ocorrer até a volta de Jesus: fazer coisas das quais Deus não deu orientação, fazendo-os como se fosse agradar a Deus e “ganhar pontos” com Ele.

PORQUE OS JEJUNS QUE DURARAM MAIS DE 70 ANOS NÃO FORAM ACEITOS POR DEUS?


Cito a seguir 3 fatores do motivo em que Deus não aceito os jejuns, choros, lamentações e lutos dos israelitas:

1º.) Porque eram feitos por interesse próprio conforme verso 6 “...Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?”


Você sabia que caso venhamos atingir a idade de 70 anos, 10 destes anos foram compostos de domingos? Imagine-se chegar aos 70 anos e olhar para trás e se perguntar: o que eu fiz nestes domingos todos?




2º.) Porque faziam algo que Deus não havia ordenado, conforme verso 12 “...Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos.”

Deus havia encaminhado profetas por um longo período para dizer a nação de Israel o que eles deveriam de fato fazer para se arrependerem antes de serem castigados pelas outras nações, que era ouvir e agir conforme as palavras da lei. Mas de forma desobediente resolveram não ouvir e estudar os escritos sagrados que já existiam nesta época, ignorando, portanto as orientações dos profetas e conseqüentemente as ordens de Deus.

Em LUCAS 6:46 Jesus nos dá um alerta importantíssimo sobre o problema de falta de obediência: “... E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”

3º.) Porque faziam com uma falsa atitude de coração, conforme versos 11 e 12: “... Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos.”

Veja que os israelitas:


• Não quiseram atender a obediência de Deus;
• Foram rebeldes;
• Deram as costas a Deus;
• Ensurdeceram os ouvidos para não ouvir;
• Fizeram seu coração duro como diamante;
• Não deram ouvidos a palavra de Deus.

Quando mais nos afastamos de Deus e de Jesus nos tornamos mais insensíveis e endurecidos. Em MATEUS 13:19 lemos sobre a parábola de que um chão de terra estava tão batido, tão endurecido, que se uma semente caísse sobre o mesmo esta não germinaria, pois não conseguiria penetrar no chão duro.


Em MATEUS 7:21-23 lemos sobre um severo alerta sobre aqueles que acreditam que de fato estão servindo a Deus, assim como os israelitas fizeram por mais de 70 anos:


“... Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

Por causa de toda a negligência de Israel para Deus, estes sofreram e ainda sofrem. A nação foi espalhada pelo mundo para sofrer tribulações, vive em constante ameaça de guerras com nações vizinhas, não tem sacrifícios, não há mais sacerdotes e profetas e não há mais o templo. Conforme os planos de Deus a nação será novamente reerguida e comanda pelo Nosso Senhor Jesus, porque Deus ainda ama a Israel, e porque é a nação escolhida de Deus.

Como tudo pode mudar? Nos versos 9 e 10 lemos: “... Assim falou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão. E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão.”

Portanto devemos:


• Ser honestos;
• Usar a palavra de Deus como nosso padrão, como nossa régua;
• Sermos confiáveis e fiéis;
• Deixar dominar-se pela bondade e misericórdia;
• Pensar mais no outros;
• Fazer ações para que não esteja tão bem quanto nós;
• Não desejar o mal uns aos outros.


Ou seja, devemos fazer como se diz em TIAGO 1:21-22 : “... Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos."


Amado leitor, você é um cumpridor da palavra ou é apenas um ouvinte? Você tem feito algum trabalho para Deus, ou tem apenas ido a igreja para esquentar o banco a qual senta?
Fonte: Edson Novaes - E A Bíblia Tinha Razão